Bom dia! Confira as principais notícias para começar a quarta-feira bem informado:
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
No Beira-Rio, Inter-SM busca o improvável para superar o Inter de Porto Alegre
O Inter-SM volta a encarar o Inter no Beira-Rio após 17 anos. Nesta quarta-feira (21), às 19h, pela quarta rodada do Gauchão 2026, o reencontro com o homônimo de Porto Alegre recoloca o clube diante de um cenário semelhanteao encontrado em 2009, na última vez que esteve no palco da partida. A derrota por 1 a 0 para o Juventude, no Estádio Presidente Vargas, na rodada passada, aprofundou a sensação de frustração. Mesmo com dois jogadores a mais, o Inter-SM não conseguiu transformar a superioridade numérica em resultado e acabou castigado em um contra-ataque. Para todos os detalhes sobre a partida, acesse este link.
Inter-SM terá apoio da torcida no Beira-Rio; organizada mantém lista de espera para excursão
A torcida organizada Fanáticos da Baixada, do Inter-SM, está mobilizada para marcar presença no reencontro do Alvirrubro com o Beira-Rio. Segundo Vitor Rafael, integrante da Fanáticos da Baixada e um dos organizadores da excursão, o grupo conseguiu fechar um ônibus com 50 torcedores, todos cadastrados na torcida organizada. A possibilidade de um segundo ônibus existe, mas depende da adesão de mais pessoas. Quer participar deste momento histórico? Clique aqui e entenda como.
UFSM sediará pela primeira vez os Jogos Universitários Gaúchos de Futebol
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vai sediar, pela primeira vez, o futebol dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGS). A competição está marcada para o dia 7 de fevereiro de 2026, no Estádio Tarso Dutra, conhecido como campo do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD). O anúncio da retomada do futebol universitário no Estado foi feito nas redes sociais da UFSM Futebol na segunda-feira (19). A edição de 2026 marca o retorno da modalidade após 13 anos sem disputas no Rio Grande do Sul. Reportagem completa neste link.
Estado mantém atuação judicial sobre ocupação indígena na área da Fepagro
O governo do Rio Grande do Sul informou que segue atuando no processo judicial que discute a ocupação da área do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa Florestal (Ceflor), localizada no complexo da antiga Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), em Santa Maria, onde está instalada uma comunidade indígena. A área da Fepagro foi ocupada em 15 de agosto de 2025 por famílias da etnia caingangue, que reivindicam um território para viver de forma permanente. Para relembrar o caso, acesse aqui.
Segundo período de inscrições para a Educação Infantil de Santa Maria vai até o dia 30 de janeiro
O segundo período de inscrição e de solicitação de transferência escolar da Educação Infantil de Santa Maria se encerra no dia 30 de janeiro, informa a Secretaria de Educação municipal. Caso a matrícula não seja efetivada dentro do prazo, a criança perde a vaga, que será destinada a outro aluno. O atendimento ao público ocorre às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 8h ao meio-dia e das 13h30min às 17h30min; e às quartas-feiras, das 8h ao meio-dia. A distribuição de fichas para atendimentos ocorre até as 11h30min no turno da manhã e até as 17h durante a tarde. Entenda os prazos clicando aqui.
Ministro da Educação cancela visita à UFSM nesta quinta-feira
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), cancelou a visita à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para série de compromissos nesta quarta-feira (21). Em 21 de agosto de 2025, o ministro esteve na cidade para a posse da reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Nídia Heringer, oportunidade em que foi até a UFSM e confirmou que Martha, a mais votada na consulta universitária, seria a escolhida para comandar a Federal. Clique aqui e entenda os motivos do cancelamento.